"Satisfaz-me ver as pessoas contentes com o nosso serviço"

21-12-2024 | Paula Mesquita | Fotos: Nuno Gonçalves

Carla Sousa

Carla Justina Sousa

A bracarense de 51 anos é um dos rostos sorridentes que nos atende há uma década nos bares do campus de Gualtar. Gosta também de fazer peças decorativas de artesanato e participa há vários anos no mercadinho natalício da Associação de Funcionários da UMinho.

Quando começou a trabalhar na Universidade do Minho?

Comecei há cerca de 10 anos, no bar do CP3 do campus de Gualtar. Na altura fiquei desempregada e surgiu esta oportunidade, através de um amigo que me incentivou a concorrer, uma vez que estavam a recrutar pessoal.

Como foi o seu percurso profissional desde aí?

Entrei na UMinho a recibos verdes, substituindo uma colaboradora que estava de licença de maternidade. Cerca de seis meses depois, fui dispensada, mas a saída de outros colaboradores fez com que voltasse. Abriu o concurso para funções no Departamento Alimentar dos Serviços de Ação Social, em Braga, decidi concorrer e entrei. Trabalhei na cantina de Santa Tecla durante dois meses e fui transferida entretanto para o bar do CP1 do campus, onde continuo. As minhas funções têm sido baseadas no atendimento ao cliente, através do serviço de café/snack bar.

Qual foi o momento mais marcante neste percurso?

Foi sem dúvida a minha entrada, após o concurso. Na altura tinha 40 anos e estava com dificuldade em arranjar emprego, devido à minha idade e à crise que o país atravessava.

Gosta do que faz? O que mais a satisfaz no seu serviço?

Sim, gosto do que faço e temos uma boa equipa. O que mais nos satisfaz é ver o cliente satisfeito com o serviço prestado.

Sabemos que contribui para o Mercadinho de Natal da Associação de Funcionários da UMinho (AFUM), com peças decorativas e de artesanato. Que tipo de objetos cria e com que materiais?

Sim, há vários anos. Neste momento, trabalho mais com tecidos e bijuterias. As peças variam desde carteiras, bonecos, pulseiras, colares, entre outras.

Costuma fazer estas peças noutros contextos ou até por encomenda? Qual é o objetivo?

Sim, apesar de ser um hobby, tenho peças à venda em dois quiosques que pertencem ao meu marido. Em relação às encomendas, aceito conforme o tempo que tenho, que é muitas vezes reduzido. O objetivo é juntar o útil ao agradável. Uma vez que tenho o gosto por este hobby, porque não rentabilizá-lo?

Como se sente quando cria as suas peças?

Sinto-me feliz e realizada quando vejo o resultado final.

Curiosidades

Um filme. Não tenho um filme preferido, mas adoro séries policiais.

Um livro. Infelizmente, não tenho o hábito de ler (nem tempo).

Uma música. "Casa", dos D.A.M.A.

Uma figura. O meu pai.

Um passatempo. Fazer as minhas peças.

Uma viagem. Paris.

Um clube. SC Braga.

Um prato. Papas de sarrabulho.

Um momento. O nascimento dos meus filhos.

Um vício. Comprar materiais para a realização das minhas peças.

Um defeito. Teimosa.

Um sonho. Ser feliz.

Um lema. Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.

A UMinho. É uma família, aqui conheci pessoas que levo para a vida.