ADSE INFORMAÇÕES ÚTEIS Newsletter Junho | 2021

Junho | 2021

Sabia que…

 

As consultas de psicologia são uma novidade na nova Tabela do Regime Convencionado

Atendendo a que a ansiedade e o receio estão mais presentes nas nossas vidas, a nova Tabela do Regime Convencionado da ADSE, prevista entrar em vigor no início de setembro, prevê consultas de psicologia clínica. Desta forma, e ao contrário do Regime Livre, não será necessário que o médico prescreva ou justifique esta necessidade. As consultas são convencionadas diretamente entre a ADSE e psicólogos, clínicas ou hospitais da Rede em que o cuidado seja exercido, e estão sujeitas a um limite anual.

 
 

As regras respeitantes aos internamentos estão integralmente cumpridas

Durante 2019 e 2020, a ADSE deu cumprimento integral às regras relativas aos internamentos, terminando, deste modo, com a injustiça que existia relativamente à comparticipação de internamentos de longo-prazo a doentes que, em suma, precisavam de cuidados continuados.

Atualmente, a ADSE financia tão somente as situações de episódios agudos e internamentos médico-cirúrgicos. As circunstâncias em que os códigos dos internamentos estavam a ser utilizados pelos prestadores do Regime Livre para financiarem cuidados continuados, gerando desigualdades significativas entre os beneficiários da ADSE, deixaram de existir. Tais cuidados competem exclusivamente ao Estado e à Rede de Cuidados Continuados.

 
 

75% dos pedidos de reembolso já chegam por via digital

Em abril, 74,8% dos pedidos de reembolso de despesas de saúde realizadas fora da rede de prestadores, foram submetidos através da ADSE Direta. Isto traduz-se em cerca de 6.000 documentos rececionados, diariamente, em formato digital, o que contribui para o aumento dos níveis de produtividade da ADSE por um lado, e para a diminuição do tempo de reembolso e o aumento da satisfação dos beneficiários, por outro.