Concurso para mil vagas na função pública já abriu e prevê salário de 1200 euros

Já está aberto, até ao dia 30 de Julho, o concurso para o recrutamento de mil técnicos superiores nas áreas jurídica, económico-financeira, gestão, relações internacionais e ciência política, e estatística.

O Governo publicou nesta terça-feira o aviso que dá o tiro de partida ao concurso para contratar mil técnicos superiores com vista a preencher vagas identificadas em cinco áreas da administração pública: jurídica; económico-financeira; planeamento, controlo e avaliação; relações internacionais e ciência política; e estatística.

Os candidatos terão de passar por várias etapas de avaliação até serem integrados numa reserva de recrutamento, de onde sairão para integrar os serviços do Estado, nas áreas seleccionadas, sempre que abrirem as respectivas vagas. Esta bolsa de recrutamento terá uma duração válida de 24 meses.

O processo arranca com uma prova de conhecimentos — escrita, de escolha múltipla, e dividida entre questões gerais e mais específicas da área — que será feita por todos os candidatos. Desta, para cada uma das vagas do contingente definido, serão seleccionados por ordem decrescente de classificação, três que farão uma avaliação psicológica. Assim, para mil vagas, os primeiros 3 mil aprovados na prova de conhecimentos realizam a avaliação psicológica.

Na constituição da reserva de recrutamento, a ordenação final dos candidatos aprovados terá uma ponderação que atribui 70% à prova de conhecimentos e 30% à avaliação psicológica.

Quando forem identificados os postos de trabalho que precisam de ser preenchidos pelos órgãos e serviços do Estado, terá lugar uma entrevista feita por um júri predefinido a um conjunto de candidatos do total que constitui a reserva de recrutamento.

No aviso, é definido que, “não havendo a negociação, os candidatos serão posicionados na segunda posição remuneratória a que corresponde o 15.º nível remuneratório (1201,48 euros) da carreira geral de técnico superior”.

Em comunicado, o Governo sublinha que com “este procedimento o Governo procura reconstituir e revitalizar o corpo técnico da Administração Pública, apostando nas áreas estratégicas do Estado e recuperando a sua massa crítica”. Adicionalmente, conclui, este processo “permite dotar os centros de competências e os serviços de trabalhadores qualificados em áreas especializadas, garantindo assim os adequados níveis de funcionalidade dos serviços públicos”.

Pedro Ferreira Esteves

9 de Julho de 2019, Público

Estado abre concurso para 1000 técnicos especializados. Saiba como concorrer .

Estatística, gestão, planeamento e serviços jurídicos são as quatro áreas que mais vão beneficiar com este concurso público.

Está aberto o concurso para recrutar 1000 técnicos especializados para a Função Pública. O Governo, com esta medida, “procura reconstituir e revitalizar o corpo técnico da Administração Pública, apostando nas áreas estratégicas do Estado e recuperando a sua massa crítica”. O recrutamento foi aberto através da abertura de um concurso no portal da Bolsa de Emprego Público, com a validade de 15 dias úteis, a contar a partir de segunda-feira, dia 8 de julho. Com esta iniciativa, o Estado pretende “constituir reservas de recrutamento para a carreira geral de técnico superior, com vista à constituição de vínculo de emprego público na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado”.

As vagas estão disponíveis para as áreas jurídica, económico-financeira, planeamento, controlo e avaliação, relações internacionais e ciência política e estatística. Admitem-se candidatos com ou sem emprego público previamente estabelecido. Segundo o Ministério das Finanças, “os candidatos pré-selecionados na sequência de uma prova de conhecimentos e de uma avaliação psicológica integrarão uma bolsa de recrutamento válida durante 24 meses, à qual os órgãos ou serviços poderão recorrer quando tiverem necessidades de pessoal a suprir”.

Como concorrer

Os candidatos devem inscrever-se na página da Bolsa de Emprego Público, onde podem encontrar todas as referências relativas a cada uma das áreas de recrutamento. Neste portal, devem preencher um formulário eletrónico e submeter a sua candidatura. Depois do fecho das candidaturas, os processos serão analisados durante 10 dias úteis. Findo esse período, os candidatos aceites seguem para a prova de conhecimentos escrita.

Os candidatos aprovados seguem para a avaliação psicológica. Depois das provas dos candidatos, compete aos organismos públicos definir as vagas abertas por serviço e realizar as entrevistas de seleção aos concorrentes que entraram para a reserva de recrutamento.

Para saber mais detalhes sobre este processo de recrutamento, pode consultar este guia elaborado pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas – Guia – Concurso de Recrutamento de 1000 técnicos superiores

https://www.dinheirovivo.pt/wp-content/uploads/2019/07/guia_completo_candidatoRC_08072019.pdf

Dinheiro Vivo 09.07.2019