Governo quer inserir 10 mil jovens e adultos em formações curtas nos politécnicos

A medida é destinada a desempregados e trabalhadores em lay-off.

O governo pretende apoiar a inserção de 10.000 jovens e adultos, incluindo desempregados e trabalhadores em lay-off, em formações iniciais curtas no ensino superior politécnico, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social, hoje publicado.

A medida, em articulação com entidades empregadoras, visa iniciar ações já em julho, por forma a "aumentar em 30% os graduados por essas formações".

Para financiar a frequência dos novos 10.000 estudantes no ensino superior estão previstos cinco milhões de euros este ano e 10 milhões de euros em 2021, com verbas da União Europeia e do Orçamento do Estado.

Na resolução que aprova o programa, consta também como estímulo à inserção de adultos ativos no ensino superior (maiores 23 anos), um apoio para licenciaturas, sobretudo em regime pós-laboral.

O universo estabelecido é igualmente de 10.000 pessoas, estando previsto um montante de cinco milhões de euros para este ano e outro de 10 milhões de euros para 2021, com recurso às mesmas fontes de financiamento.

Lusa - 07 Junho, 2020