Pedro Dominguinhos tomou posse para novo mandato

Ministro destaca confiança da sociedade nos politécnicos

Pedro Dominguinhos tomou posse para mais um mandato como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). A cerimónia, que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, coincidiu com a primeira reunião presencial daquele órgão (pós confinamento devido à pandemia de Covid-19) realizada, no passado dia 3 de junho, no Politécnico de Setúbal. Manuel Heitor reconheceu a "grande confiança" que a sociedade portuguesa deposita neste subsistema do ensino superior, anunciando dois desafios que pretendem o regresso gradual à normalidade e a recuperação económica: criação de escolas de verão nos politécnicos, como forma de assegurar, ao longo dos próximos meses, atividade presencial de estudantes e docentes nos diferentes campi; e criação de consórcios para escolas de pós-graduação. Um "passo decisivo", sublinhou, "na medida em que não podemos ter escolas de pós-graduação em todas as instituições", disse.

Na sessão em que também participou o secretário de Estado do Ensino Superior do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, o presidente do CCISP definiu as suas prioridades para este seu segundo mandato, as quais passam pelo "reforço da qualificação da população portuguesa, na formação inicial mas sobretudo na formação ao longo da vida, área em que o ensino politécnico, cuja rede cobre mais de 80 locais em território nacional, tem tudo para dar um contributo decisivo".

Em nota enviada ao Ensino Magazine, aquele responsável defendeu o "reforço da investigação aplicada" e a "consagração da alteração legal que possibilita a outorga do grau de doutor pelos politécnicos", o que permitirá uma oferta diferenciada, os chamados "doutoramentos de interface", bem como a alteração da designação dos politécnicos para "universidades politécnicas", tendo em vista uma maior notoriedade internacional e, consequentemente, um reforço da capacidade de atração de estudantes estrangeiros.

Pedro Dominguinhos aproveitou a ocasião para sublinhar a "resposta exemplar do ensino superior politécnico à pandemia de COVID-19, quer em termos de investigação e desenvolvimento, quer no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social".  Prometeu ainda continuar a contribuir para o desenvolvimento regional, coesão territorial e inclusão social, em estreita articulação com os atores dos territórios.  "A maioria das regiões do País são hoje mais dinâmicas, mais qualificadas, com maior capacidade de atração de investimento porque existem politécnicos nos seus territórios. Mas este impacto que não é apenas económico, é cada vez mais cultural e social. A pandemia que estamos a viver evidenciou esta realidade", concluiu.