Após vários testes, Universidade de Évora não detetou casos de Covid-19

A Universidade de Évora (UÉ) está a levar a cabo um plano de testagem massiva, no âmbito do qual já testou 60% dos funcionários docentes e não docentes e 80% dos estudantes alojados em residências, e não detetou nenhum caso de Covid-19.

A Universidade de Évora (UÉ) testou, desde o final do mês de março, cerca de 60% dos funcionários docentes e não-docentes e 80% dos estudantes alojados em residências. A boa notícia é que não foi detetado nenhum caso de Covid-19. 

A instituição registou uma adesão de cerca de 70% ao programa de testagem, gratuito e voluntário para os estudantes e trabalhadores da instituição, e que decorre no âmbito do regresso às atividades presenciais previsto para o próximo dia 19 de abril.

Em nota enviada às redações, Ana Costa Freitas, reitora da UÉ, revela que a estratégia de testagem está a ser implementada "desde o final do mês de março e a adesão da comunidade académica tem sido muito positiva. O objetivo passa por testar toda a academia, pelo que a próxima etapa inicia-se já na próxima segunda-feira, dia 19 de abril, com a testagem a todos os estudantes, com prioridade aos das licenciaturas.” 

A instituição prevê que todos os estudantes sejam testados à Covid-19 até ao início do mês de maio e o programa decorrerá em diversos postos de despistagem, na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, no Colégio dos Leões, no Colégio do Espírito Santo, no Colégio Luís António Verney e no Pólo da Mitra.

Com o intuito de acautelar a "segurança da comunidade académica no regresso às aulas presenciais", a Universidade desenvolveu uma "parceria com o Grupo SGS Portugal, empresa líder mundial em testes e certificação de sistemas de saúde e segurança, para garantir a verificação e validação rigorosas dos processos de higiene e limpeza". 

Com efeito, de forma periódica, serão realizadas "recolhas de amostras para apuramento da eficácia da limpeza implementada e, após análise laboratorial das mesmas, será definido e implementado, pela SGS, um novo plano de atuação que proceda em conformidade com os mais recentes regulamentos". 

De salientar que, de acordo com as recomendações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), o rastreio será realizado mediante testes rápidos de antigénio para o SARS-CoV-2, em amostras de nasofaringe obtidas com recurso a zaragatoa.

Notícias ao Minuto | 16 de abril de 2021