Cerca de 13 mil alunos desistiram do Ensino Superior em 2020

Dos 112 mil alunos que começaram a estudar em 2018, mais de 12 mil não voltaram no ano seguinte.

De acordo com os dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), atualizados no último sábado, cerca de 13 mil estudantes que se matricularam no Ensino Superior no ano letivo de 2018 já não seguiram o mesmo percurso no ano seguinte. Estes dados correspondem a 11,3%.

É de referir que nas licenciaturas, por exemplo, 9,1% dos caloiros do ano letivo 2018/2019 não regressaram à faculdade no ano seguinte, verificando-se um ligeiro aumento de três pontos percentuais em relação ao ano anterior. A mesma diferença no caso dos mestrados integrados, onde a taxa de abandono aumentou de 3,4% para 3,7%. No que diz respeito aos cursos técnicos, que já apresentavam as percentagens mais elevadas em anos anteriores, mais alunos deixaram de estudar e foi aqui que se registou o maior aumento, de 17% para 18,7% no ano passado.

Continua a ser menos provável os estudantes voltarem a matricular-se no privado do que no público, seja em licenciatura, cursos técnicos, ou mestrados. No entanto, o abandono ao fim do primeiro ano continua a ser mais baixo em comparação com 2015, sobretudo nos cursos técnicos, onde a diferença é de 9,7 pontos percentuais (passou de 28,4% para 18,7%).

Por outro lado, no portal Infocursos é possível analisar indicadores, relativos a todos os cursos, como a percentagem de estudantes que continuavam inscritos no mesmo curso um ano após ingressarem no ensino superior.

Maria Carvalho | ComUM