Progressão na carreira vai ser acelerada para 300 mil funcionários públicos

Salário aumentará entre 50 e 200 euros brutos/mês. O projeto de diploma desta medida será apresentado na quarta-feira aos sindicatos do setor pela secretária de Estado da Administração Pública.

O regime especial de aceleração do desenvolvimento das carreiras vai permitir que mais de 300 mil funcionários públicos progridam na carreira, a partir de 1 de janeiro de 2024. Nessa data, quem tiver seis pontos, salta uma posição na respetiva tabela remuneratória e ganhará mais entre 50 e 200 euros brutos por mês.

O projeto de diploma desta medida será apresentado na quarta-feira aos sindicatos do setor pela secretária de Estado da Administração Pública (AP), Inês Ramires.

A medida irá abranger os trabalhadores do Estado que cumpram os seguintes três critérios cumulativos: estejam sujeitos ao SIADAP - Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da AP ou a sistemas de avaliação adaptados ao abrigo do SIADAP; detenham 18 ou mais anos de antiguidade; e tenham tido a carreira congelada entre 30 de agosto de 2005 e 31 de dezembro de 2007 e entre 1 de janeiro de 2011 e 31 de dezembro.

Jornal de Negócios