Universidade do Algarve paga propinas a alunos com mais de 17 valores

Os estudantes com média igual ou superior a 17 valores que se candidatem à Universidade do Algarve como primeira opção vão ter isenção de propinas no primeiro ano.

Universidade do Algarve vai isentar de propinas os alunos que tiverem terminado o ensino secundário com média igual ou superior a 17 valores e a ela se candidatem como primeira opção, anunciou esta terça-feira, 16 de Julho, a instituição de ensino superior.

Os estudantes que cumprirem estas condições vão ter “integralmente paga a propina do primeiro ano, fixada em 871,52 euros”, quantificou a Universidade do Algarve (UAlg) à agência Lusa, sublinhando que a medida conta com “o apoio de mais de 40 empresas”.

A iniciativa “pretende motivar os melhores alunos para que prossigam a sua formação nesta academia, facultando-lhes um ensino de qualidade”, assim como “premiar o mérito escolar”, justificou a UAlg. “Além dos alunos com a classificação igual ou superior a 17 valores, que se candidatem à UAlg em primeira opção, continuarão a ser atribuídas bolsas de excelência aos alunos com a melhor nota de candidatura em cada um dos cursos da UAlg, desde que igual ou superior a 15 valores.”

“Esta iniciativa, inserida num quadro de responsabilidade social por parte do tecido empresarial, representa um importante sinal de reconhecimento do mérito pelo trabalho desenvolvido por estes alunos, além de constituir uma significativa ajuda para as famílias suportarem os encargos com os seus educandos”, enalteceu o reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas.

A UAlg quantificou ainda em 280 mil euros o valor investido ao longo dos últimos sete anos na atribuição de bolsas de excelência ao abrigo desta colaboração com 40 empresas parceiras, que “já premiou quase 300 alunos que ingressaram nos seus cursos de formação inicial”.

Lusa com P3 - 16 de Julho de 2019