Brexit. Universidades portuguesas limitam candidaturas de Erasmus para o Reino Unido

Dado que o programa Erasmus é financiado pela Comissão Europeia, caso o “Brexit” se confirme, serão suspensos os financiamentos tal como os protocolos de cooperação académica

A maioria das universidades portuguesas não está a aceitar candidaturas para Erasmus no Reino Unido com data posterior a 31 de outubro deste ano, avança o “Jornal de Notícias” esta quarta-feira. A justificação prende-se, naturalmente, com o Brexit.

Dado que o programa Erasmus é financiado pela Comissão Europeia, caso o “Brexit” se confirme, serão suspensos os financiamentos tal como os protocolos de cooperação académica.

Existe apenas um plano de contingência para suportar a conclusão dos estudos dos alunos que, na altura, ainda estejam no Reino Unido (RU).

Fonte da Universidade do Porto disse ao “JN” que “para programas depois de 31 de outubro, aceitam as candidaturas mas não é garantido que possa ser feito Erasmus”.

Informação similar foi veiculada ao matutino por Carla Martins, pró-reitora para a internacionalização da Universidade do Minho. Em fevereiro deste ano, a Agência Nacional Erasmus+ comunicou à academia minhota que “apenas os períodos de intercâmbio inicidos até 29 de março de 2019 teriam enquadramento no âmbito do programa Erasmus+”.

15.07.2019 Expresso