Politécnico de Leiria faz doutoramentos com institutos da Irlanda

Acordo assinado dia 21 de maio

O Instituto Politécnico de Leiria assinou, no passado dia 21 de maio, um protocolo de colaboração com o Athlone Institute of Technology e o Limerick Institute of Technology, instituições de ensino superior da Irlanda, para disponibilização de programas de doutoramentos conjuntos com estas instituições.

O acordo foi assinado, na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria, e, em simultâneo, nas instituições congéneres, na Irlanda, numa sessão acompanhada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e com a participação, a distância, a partir de Dublin, da ministra do Ensino Superior da Irlanda, Mary Mitchell O'Connor.

Em nota enviada ao Ensino Magazine, o Politécnico de Leiria explica que "o programa de doutoramentos conjuntos surge no âmbito da rede europeia Regional University Network - European University (RUN-EU), liderada pelo Politécnico de Leiria, e vai criar, já este ano, 10 vagas para frequência de programas de doutoramento por diplomados do Politécnico de Leiria".

Os doutoramentos, que abrangem várias áreas científicas, têm a duração de quatro anos, durante os quais os doutorandos passam, em cada ano, seis meses na Irlanda e seis meses em Portugal, para desenvolvimento do programa de investigação, tendo um co-orientador do Politécnico de Leiria e um co-orientador do Athlone Institute of Technology ou do Limerick Institute of Technology.

A rede RUN-EU visa a concretização de programas formativos que contemplem a promoção de competências futuras e avançadas para a transformação social nas regiões da União Europeia. As instituições envolvidas vão desenvolver um leque diversificado de ações de ensino e aprendizagem, disponibilizando aos estudantes diferentes programas internacionais, sendo igualmente implementados projetos de cooperação internacional no âmbito da investigação e desenvolvimento.

A missão da RUN-EU passa, ainda, pela promoção do desenvolvimento económico, social, cultural e sustentável dos territórios abrangidas pela rede, fornecendo as competências necessárias para que estudantes, investigadores e agentes regionais possam enfrentar com sucesso os desafios do futuro. Este consórcio pretende ser um agente dinamizador da transformação social das regiões, promovendo a cidadania ativa e liderando a criação de uma nova aliança inter-regional multinacional (Zona Europeia de Desenvolvimento Inter-regional).

Ensino Magazine