Mais de 70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso num restaurante em Braga

Jovens estudantes de Direito da Universidade do Minho foram hospitalizados.

Mais de 70 alunos, entre os 18 e 23 anos, do curso de Direito da Universidade do Minho foram hospitalizados após uma intoxicação alimentar na sequência de um jantar de curso realizado na passada sexta-feira, num restaurante situado no Fórum Braga.

Ao CM, uma das estudantes que esteve presente no jantar explica que na manhã de sábado vários colegas começaram a ter sintomas.

"Vomitavam sem parar, não conseguiam aguentar nada no estômago, alguns chegaram a desmaiar, tinham tonturas, cefaleias e diarreia", explica a jovem.

O jantar incluía entradas e a escolha entre arroz de pato ou bacalhau com natas. "Fomos muito mal servidos, mas não esperávamos ter uma intoxicação alimentar", garante. "Eu não tive sintomas, mas houve até mais pessoas que ficaram mal, mas não foram ao hospital. Uma colega minha manifestou esses sintomas esta noite. Foi ao hospital e já sabiam do que se tratava", acrescenta. 

Os estudantes foram assistidos nos hospitais de Braga, Famalicão, Guimarães e Póvoa de Varzim.  Ao que o CM apurou, todos os jovens hospitalizados em Braga, cerca de 60, já tiveram alta.

"Só não queremos que uma situação destas se repita com outras pessoas", aponta a estudante

Ao CM, a proprietária do restaurante garante que os pratos foram confecionados a partir das 18 horas da tarde de sexta-feira. "Foi tudo feito na hora, mas o que me interessa é a saúde das pessoas. Até ao momento ainda não foi contactada por nenhuma entidade competente", afirma.

"Tenho amostras da comida que foi servida guardadas. Agora queria analisar para perceber o que se passa, só quero que esta situação seja esclarecida", frisa. A proprietária refere ainda que numa outra sala estariam outras 32 pessoas que comeram os mesmos pratos e não tiveram qualquer queixa.

Correio da Manhã - Ana Inês Baptista | 6 de maio de 2024